domingo, 20 de janeiro de 2008

21 anos.

No dia 14 de Janeiro fiz 21 anos.
Eu gosto de fazer anos. Gosto! É dos meus dias preferidos do ano porque recebo miminhos, porque as pessoas invariavelmente se lembram de mim, porque tenho uma atenção diferente e me sinto diferente. Porque mesmo que o dia seja cinzento (como a maior parte das vezes é... É Janeiro.), nunca deixei de o apreciar com um sorriso solarengo.
... mas este ano seria diferente.
Porque estava longe, porque quem me queria bem continuou a lembrar-se mas não pôde aparecer para me dar um beijinho ou um abraço apertado, um sorriso cuidado, um cumprimento amigo. E eu sabia que ia sentir a falta.
MAS
Levantei-me da cama e...TCHARAM! Enxaqueca. (...)
Para quem não sabe, as minhas enxaquecas são, mais do que lendárias, quase incapacitantes. Deixo de ver, a seguir deixo de sentir metade do corpo, depois, de perceber. E, imagine-se!, tinha exame daí a hora e meia.
Entrei mais ou menos em pânico. "Não acredito que fiquei cá no dia dos meus anos para ir ao exame e que agora não vou poder ir!". Saí de casa a correr depois de falar com o meu cérebro e lhe pedir encarecidamente para deixar de ter personalidade.
E ele deixou! Fiz o exame "com o coração", como o Miguel Ángel tinha pedido. E la voltei para casa, pronta para estudar para o exame do dia seguinte.
Senti-me mais ou menos em arraste essa tarde. «Faço anos e estou sozinha, sinto-me sozinha!»

Às 6h da tarde fui feita refém no meu quarto pela Ângela e pela Carol.
... e às 20h recebi um maravilhoso jantar, completo. Com carne e arroz, salada, petits gateaux como sobremesa, a minha Ângela, a Carol, a Béu, a Mariana, o Jota e a Sofia... e todos vocês sentadinhos no sofá em formato de balão. Sim!... Foram sentados no sofá, com caras fictícias, para presenciarem o meu jantar d'anos que teve direito a um bolinho feito pela Sofia.
... E consegui sentir-me mais feliz. Com um dia de anos diferente, menos cheio, mas cheio de amizade dos meus novos amigos de Erasmus.
Porque eu, na sofreguidão desta aventura, soube encontrar boas pessoas. E estou-vos demasiado grata por isso, meus anjos :)

6 comentários:

Ângela Silva disse...

E queria deixar aqui registado, para que saibas, que num forno a serio com regulador de temperatura e direccionamento do calor os petit's saiem PERFEITOS, estilo revista... Tenho orgulho em mim e na afinidade que o chocolate tem comigo!! =D*

JP disse...

E eu de te conhecer!

Sofia disse...

Mais de 20 pessoas numa festa (balões incluídos), parabéns em 5 línguas, jantar do melhor (parabéns à Chef Angela) e dois bolos!!!

O que é que tu querias mais?!

E depois a mimada sou eu.. :p

Anónimo disse...

Para fazer jus à minha presença lunáticas nas efemérides portuguesas (e porque a Joana me pediu - obrigou, vá - a comentar o seu blog) venho por este meio deixar a minha palmadinha nas costas (olhos da Joana a envermelharem-se...) um grande beijinho (olhos da Joana marejados de aquilo que é ainda uma pena amostra do banho de lágrimas que se avizinha...) e um bem-haja ao dia em que nos conhecemos.(BUÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA - e assim sucessivamente, até que o grau de pieguice alcance o seu ponto hilário!). És uma fixe, apesar de te lavares em lágrimas nas ocasiões mais escaganofobéticas (há quanto tempo é que não usas esta palavra...?!) e nos sítios mais inóspitos. Como, por exemplo, a esplanada no Raval, no primeiro fim-de-semana de solidão.

Espero que para o próximo ano te volte a cantar os parabéns, desta feita já fora do cenário Erasmus.

E por muito que chores, não me preocupo muito contigo. Acho difícul que a vida não te corra toda bem.

beijufa da Bananufa

Cate disse...

ahah, comeq me ri tanto c o comment da Mariana!
eu cá acho que as miudas de Barcelona são um amor :)

e aposto que, se existiu, o meu balão era o mais gordo :\ *

Marta disse...

Que sorte! :) São miminhos assim que fazem ver como vale a pena e como marcas a vida das pessoas! Muito!! *