segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Madrid.

Este fim-de-semana fui a Madrid. É cosmopolita, trabalhadora, apressada, preocupada com o passado mas virada para o futuro. Sentimo-nos bem recebidos, bem dirigidos. É, de facto, a capital.
Os símbolos vivem nos museus, escondidos da confusão, abertos aos curiosos de cultura. O urso e o medronheiro lá continuam na Puerta del Sol, fazendo convergir as gentes, embora sem explicação aparente.
Eu, eu visitei a cidade com o meu Miguel e a minha Quina que quiseram mostrar-me a sua «cidade emprestada», quiseram integrar-me na vida que souberam já construir. E então, levaram-me a(o):
- Plaza Mayor - com muita gente e parece-me que a preparar-se para as decorações de Natal.










- Gran Vía - representa Madrid, pelo menos na minha cabeça. Aqui sim, vi a Gran Manzana de que o Miguel falava! Desde a Calle de Alcalá até à Plaça de España (onde ficava o piso dos miúdos. Aproveito para dizer que vivem numa casa grande, têm um frigorífico cheio e as luzes sempre acesas!)
- Palácio Real de Madrid - eu queria ver... Mas acabámos só por passear nos jardins ali ao pé.










- El Escorial - um palácio/museu longe da cidade, numa vila do género de Sintra, bastante agradável.










- Museu Nacional Reina Sofía - no meio dos Mirós, Picassos e outros que tais que se esforçam por nos fazer sentir algo (nem sempre com sucesso); a Paula Rego também lá dava um ar de sua graça, mas é demasiado perturbador tudo o que ela pinta para que possa falar com orgulho, mesmo que lhe dê todo o mérito no traço.
(Nota: não fui ao Prado nem ao Thissen porque ver demasiada pintura faz-me sono!)

- Rastro - mostraram-me o mercado (mas eu abstive-me de comprar o que quer que fosse; tenho realmente de aprender a consumir.) e não fomos roubados!

- Atocha Estación - pensava eu que aí haveria o memorial aos madrileños que morreram no atentado de 11/Março; mas não. Contudo, a estação era, ainda assim, bonita.



- Parc del Buen Retiro - sei agora porque falam tanto nele; um pulmão no meio de uma cidade feita de carros e atropelos, com um laguinho com barcos, com muita relva e árvores. O Outono chegou já com vontade de mostrar o bonito que sabe ser. E deixámo-nos ficar por ali um bocadinho, a apanhar solito na cara, depois de visitarmos o Palácio de Cristal.



No entanto, é preciso que diga: não fui pelo turismo ou pela possibilidade. Fui pelos meus queridos, por estas duas pessoas tão importantes e que me fazem tanta falta. Já tenho saudades :') Beijinho tão tão grande! Obrigada*

PS- Quini: cá te espero ansiosamente!:)

7 comentários:

Anónimo disse...

Yeah, um post novo =D é tao bom saber coisas de vcs. A prox vez q ai for quero ver a tua casa!

Cate disse...

E nós gostámos muito de te ter aqui, claro. E gostamos sempre.
Podias era ter sido misericordiosa e não pôr aquela última foto em que pareço uma doente, mas pronto, já que vou a Barcelona na Sexta Feira terei tempo para te matar como deve ser. :)
Just kidding. Um beijinho, my love, já tinha muitas saudades.

Anónimo disse...

hahaha, joana favovas na foto no plaza mayor oh lá q merda é essa espanhola!
Aposto que pediste oreos ao miguel :o

Anónimo disse...

Por Favor não deixem essa amizade esmorecer !!! São mesmo uns queridos ! Beijokas da Mummy

Anónimo disse...

Sabes que mais? Definitivamente um post Erasmus-like.

Atéééé para a semana :)

Anónimo disse...

Olha! O blog mudou de nome.

Unknown disse...

Foi mesmo bom ter-te cá!

Mesmo que sejas a maior mimada do mundo dos mimados mais mimados do mundo.

Gst de ti:)*